Dica
SQL Server Autogrowth igual em múltiplos arquivos

Quando criamos múltiplos arquivos em um mesmo filegroup, o SQL Server faz um round robin das informações que estão sendo gravadas, dividindo os dados nos múltiplos arquivos. Se estes arquivos estiverem em sistemas de disco diferentes, podemos ganhar performance com essa divisão.

O roundrobin entre os arquivos depende da quantidade de espaço livre entre os arquivos. O arquivo com maior quantidade de espaço livre receberá maior volume de dados. Por causa disso é muito importante que os arquivos mantenham sempre o mesmo tamanho. Se um arquivo sofrer autogrowth e o outro não, o roundrobin perderá seu equilibrio.

Para resolver esse problema, a partir do SQL Server 2016 os filegroups possuem um atributo chamado autogrowth_all_files. Esse atributo fica desligado por padrão, mas uma vez ligado, sempre que houver um autogrowth os arquivos crescerão simultaneamente ao invés de um por vez, garantindo destaforma o balanceamento do round robin.

Para conferir se o autogrowth_all_files está habilitado, podemos usar a query a seguir: 

select name, is_autogrow_all_files
from sys.filegroups

Para alterar o autogrowth_all_files para um dos filegroups, o Primary, por exemplo, basta utilizarmos a instrução Alter Database da seguinte forma: 

alter database Northwnd
modify filegroup [Primary] AutoGrow_All_Files
WithRollback Immediate
Búfalo Informática
e-mail: Contato@bufaloinfo.com.br
Telefones: (21) 99240-7281 (21) 99240-5134