Dica
ADO.NET Atualizando uma imagem de migration


Quando usamos migrations, em cada migration é gravada uma imagem do estado atual do modelo em um arquivo .resx. Esta imagem é calculada a partir das classes do modelo e utilizada para identificar se alteramos alguma coisa no modelo sem criar migration nova ou atualizar o banco. Em caso positivo, o sistema não roda.

Existem algumas situações em que desejaremos atualizar a imagem contida no arquivo .resx. Veja dois exemplos:


1) Trabalho em equipe: Você e outro membro da equipe criaram migrations ao mesmo tempo. Um comitou primeiro, o outro fez merge e pegou uma migration nova.

Nessa situação, o resx da última migration vai estar desatualizado, acusando uma diferença em relação ao modelo, diferença que na verdade não existe. Para resolver, você precisa atualizar a imagem da última migration.


2) Você está desenvolvendo algumas mudanças no banco. Como todo desenvolvimento, tem muitas idas e vindas e as vezes você precisa criar mais de uma migration. Só que publicar mais de uma migration para uma única task que você está fazendo é uma total bola fora. Não tem sentido que no resultado da sua task você publique várias migrations criando uma tabela, depois dropando um campo, criando o campo de novo, etc. Tem que fazer uma migration só.

Editar o código da migration para juntar tudo é fácil. Só que a imagem do resx vai estar errada e o EF vai ficar acusando isso e causando problema. É ai que você precisa atualizar a imagem do resx.

Observando como o .resx funciona, em geral você saberá quando precisa disso. Como ter certeza? Se você fizer um update-database e receber um warning de que o modelo está desatualizado, ai está, você precisa fazer. Só cuidado com a codificação das migrations, tenha certeza que não deixou nenhuma atualização de fora.


Como atualizar a imagem do resx:

A) Reverta o banco para a migration anterior:
update-database <migration anterior>

B) Atualize a imagem do resx:
add-migration <nome completo da ultima migration, incluindo o timestamp>

observe que esse é um uso diferente do add-migration. Com a presença do timestamp, ele vai apenas atualizar o resx.

C) Atualize o banco:
update-database

Agora a atualização do banco é feita sem nenhum warning


Búfalo Informática
e-mail: Contato@bufaloinfo.com.br
Telefones: (21) 99240-7281 (21) 99240-5134